Preload Image

Pregoeiros Summit 2025: inovação, capacitação e os desafios das contratações públicas

Por: Yasmin Mariana

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, Florianópolis foi palco do Pregoeiros Summit 2025, o maior evento do Brasil voltado para pregoeiros municipais, gestores públicos e especialistas em licitações. Durante três dias intensos, os participantes tiveram acesso às melhores práticas, inovações e desafios do setor, com um foco especial na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). O evento consolidou-se como uma plataforma essencial para capacitação, troca de experiências e networking, reunindo os maiores especialistas do país em contratações públicas.

 

Além das palestras com autoridades reconhecidas nacionalmente, o PS25 proporcionou uma formação completa em licitações, incluindo workshops práticos que abordaram desde a formação de agentes de contratação até o planejamento de obras e parecer jurídico.

 

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do professor Felipe Ansaloni, CEO da 11E, que pelo segundo ano consecutivo participou como palestrante. Considerado hoje o maior especialista do país na temática do Credenciamento, Felipe compartilhou sua expertise sobre esse modelo de contratação, que vem se tornando uma estratégia essencial para a inclusão produtiva e para novas modelagens de compras públicas.

 

“Impactou muito. O evento tem crescido muito e, a cada edição, acompanhar essa evolução é espetacular. Os servidores estão cada vez mais capacitados, experientes e com perguntas muito interessantes. Participar de novas edições é um desafio grande, mas que me motiva muito”, afirmou o professor sobre sua experiência no Pregoeiros Summit 2025.

 

O futuro do credenciamento e os desafios para os gestores

 

Durante sua palestra e interações com os participantes, Felipe Ansaloni destacou a importância crescente do credenciamento e os desafios que as organizações enfrentarão se não aplicarem essa ferramenta corretamente. “Nos próximos anos, o Credenciamento será ainda mais ágil, mais tecnológico, estruturado e validado, inclusive juridicamente. Por isso, acredito muito no avanço deste instituto”, destacou.

 

Ele alertou ainda sobre os riscos de uma implementação inadequada: “Se as organizações não entenderem e trabalharem adequadamente, elas podem cometer erros técnicos graves e desperdiçar o potencial de uma ferramenta promissora. Por isso, é tão importante capacitar os servidores sobre o Credenciamento”.

 

Principais aprendizados do PS25

 

Além dos insights técnicos, o evento proporcionou reflexões valiosas sobre o cenário das contratações públicas no Brasil. “A principal lição é jamais subestimar a capacidade dos pregoeiros municipais. Eles estão cada vez mais interessados, engajados e preparados. E isso fará com que os órgãos comprem cada vez melhor”, afirmou Ansaloni.

 

Outro ponto que marcou sua participação foi a presença da inteligência artificial (IA) nas contratações públicas. “Me marcou muito constatar como a inteligência artificial estará cada vez mais integrada às contratações públicas. Ela veio para ‘mudar o jogo’, em definitivo, das compras públicas. Haverá um antes e um depois da IA nas contratações. Vamos falar sobre o tema e seus impactos nas próximas décadas”, destacou.

 

O Pregoeiros Summit 2025 reafirmou sua relevância como um evento imperdível para quem atua com licitações e contratos administrativos. Com discussões de alto nível e palestras ministradas pelos maiores especialistas do país, o evento proporcionou conhecimento prático e atualizado para enfrentar os desafios das contratações públicas.

 

A participação do professor Felipe Ansaloni reforçou a importância do credenciamento como ferramenta estratégica para otimizar processos e garantir eficiência nas compras públicas. E, como destacou em sua palestra, o futuro das contratações será ainda mais tecnológico e dinâmico, exigindo profissionais cada vez mais capacitados.

 

Que venha o Pregoeiros Summit 2026!

 

Clique aqui para conhecer o livro “Credenciamento: Do Conceito à Operacionalização nas Compras Públicas”, do Professor Felipe Ansaloni, considerado uma das principais obras do país sobre o tema.