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Excelência em Licitações!

O Diretor da 11E Licitações marca presença na Associação Mineira de Municípios – AMM e no Centro de Estudos da Administração Pública – CEAP

 

A última semana de maio foi cheia de trabalho para a 11E Licitações! Entre os dias 27 e 31 de Maio, o Professor Felipe Ansaloni, Diretor da 11E Licitações, ministrou o Curso de Sistema de Registro de Preços – SRP, na sede da Associação Mineira de Municípios – AMM e o Curso de Formação de Pregoeiros e Comissões de Licitação, para o Centro de Estudos da Administração Pública – CEAP, que aconteceu no Centro de Convenções da AMMG – Associação Médica de Minas Gerais, ambos na cidade de Belo Horizonte.

O curso de Sistema de Registro de Preços teve duração de 16 horas. Já o curso de Formação de Pregoeiros e Comissões de Licitação teve a carga horária de 14 horas. Ambos contaram com a participação de servidores públicos de vários municípios de Minas Gerais, o que trouxe muita diversidade e possibilitou interatividade entre os participantes.

Um pouco sobre cada curso

 SRP – Sistema de Registro de Preços

O Sistema de Registro de Preços é um procedimento que auxilia sobremaneira a Administração Pública em suas compras e contratação de serviços. Nessa perspectiva, o curso visa apresentar suas principais características para permitir seu melhor aproveitamento e alcançar sua potencialidade. Com uma estratégia disciplinar cuidadosa, o curso aborda de forma didática os conceitos teóricos e como acontece na prática, dentre outros aspectos desse procedimento.

Formação de Pregoeiros e Comissões de Licitação

Os pregões são importantes formas de licitação de bens e serviços. O curso proporciona uma imersão nesta modalidade de licitação, nas formas presencial e eletrônica. O curso aborda os conceitos teóricos e experiências práticas sobre pregões, além de noções de gerenciamento de sessões públicas de pregão e principalmente, visa a capacitação para atuar como pregoeiro ou participar na equipe de Apoio do Pregoeiro. Nesse sentido, é fundamental aprender acerca da sistemática das Comissões de Licitação, sua composição, poderes, funções e como se operacionaliza este órgão colegiado instituído para atuar nas compras públicas.

Nas palavras do Professor Ansaloni:

“A ferramenta essencial para a solidez de qualquer trabalho, é a capacitação de forma simples e integrada. Partindo da premissa de que o servidor público é o ator da função pública e que seus atos refletem a qualidade do serviço público, é mais que necessário a busca por aprimoramento, seja profissional ou pessoal.  Com efeito, a capacitação traz resultados significativos tanto para a instituição pública, quanto para a sociedade, destinatária final dessas atividades.”

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