Case de sucesso Elevadores Milênio

Excelência em Licitações!

Case de Sucesso Elevadores Milênio

Mercado Público foi a opção para crescer

Empresa mineira vence 44 licitações em pouco mais de um ano, dobra faturamento e inicia projeto de expansão para outros estados.

 

Às vésperas de completar 20 anos de fundação, a empresa mineira Elevadores Milênio comemora uma grande conquista: a atuação no mercado público, que teve início há apenas 14 meses e já gera receitas da ordem de R$ 1,4 milhão – quase metade do faturamento anual da empresa, que presta serviços de instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes para 300 clientes em Minas Gerais.

Entre 2017 e 2018, ela venceu 44 das 72 licitações das quais participou, passando a atender clientes do porte da Universidade Federal de Ouro Preto e Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “O mercado público sempre foi um sonho, mas só em 2017 conseguimos nos planejar para atuar nele”, diz Marcelo Aguiar, diretor da empresa. “Demoramos por achar que era um processo muito burocrático, distante mesmo. Hoje estamos bem satisfeitos, pois assim conseguimos nos estruturar e avançar para outros estados.”

O índice de mais de 60% de sucesso nas licitações, em tão pouco tempo, é atribuído a dois fatores: planejamento e assessoria especializada. A Elevadores Milênio contou com a expertise da 11E Licitações, que orientou a empresa desde o cadastramento nos principais portais de compras do país, até a análise de editais, avaliação da viabilidade financeira e técnica, assessoria na elaboração das propostas e organização dos documentos exigidos em cada certame licitatório.

Marcelo já havia contado com a assessoria do fundador da 11E, Felipe Ansaloni, há cinco anos, quando identificou uma oportunidade de dar fôlego aos negócios por muitos anos. Tratava-se de uma licitação da CBTU em BH com cifras de fazer brilhar os olhos de qualquer empresário. “Fiquei empolgado, e, na época, o Felipe nos auxiliou na análise do edital e documentação, mas julgamos dispensável a ajuda dele na comprovação da capacidade técnica. Afinal, era a nossa expertise”, conta Marcelo.

Mas foi exatamente nesse item que a empresa, depois de vencer as primeiras etapas do processo, foi considerada inabilitada, por inadequação da documentação técnica.  A experiência marcou pela frustração de “ganhar, mas não levar”, porém deixou também uma lição que jamais foi esquecida e que agora contribuiu para o sucesso do negócio: “Por mais que você seja experiente naquilo que faz, para vencer a burocracia de qualquer licitação, o caminho é entregar todo o processo para quem entende do assunto. Sem dúvida, a relação custo/benefício é muito favorável”, afirma Marcelo.

Marcelo tinha apenas 18 anos quando fundou a empresa juntamente com seu pai, Ornelino, em 1999. Viu o crescimento acontecer aos poucos, com muito suor e determinação. Sempre dedicada ao mercado mineiro, muito competitivo, por sinal, a Elevadores Milênio começou prestando serviços em edifícios, depois em condomínios até chegar a grandes clientes corporativos, como shoppings, e se tornar uma das líderes do setor em Belo Horizonte. Atualmente, com contratos fechados com órgãos públicos também do Espírito Santo, a empresa organizou-se para impulsionar seu projeto de expansão, já com planos de chegar também a São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A segurança para crescer além das fronteiras de Minas Gerais vem exatamente dos contratos públicos. “Dá mais garantia e estabilidade do que na iniciativa privada, nos permitindo fazer previsões em médio prazo”, explica Marcelo. Era o que faltava para a empresa continuar em rota ascendente, sempre visando o topo, assim como seus elevadores e escadas rolantes.

Principais Contratos

  • Procuradoria Geral dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
  • Fundação Ezequiel Dias – Funed.
  • TCE-MG.
  • CRM.
  • Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG.
  • UFOP.
  • Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Assembleia legislativa de Minas Gerais.
  • Defensoria Pública do Espírito Santo.
  • SESC – ES.

FATORES DE SUCESSO NAS LICITAÇÕES

  • Expertise técnica.
  • Revisão do planejamento estratégico da empresa para atuação no mercado público.
  • Foco, monitoramento e revisão permanente da estratégia com o apoio da 11E Licitações.
  • Assessoria mercadológica e jurídica altamente especializada antes, durante e após as licitações.
  • Treinamento da equipe para lidar com o Poder Público.
  • Forte integração e excelente comunicação entre as equipes da Milênio e da 11E Licitações.

 

Fonte: 11E Licitações

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