Felipe Ansaloni ministra masterclass sobre Credenciamento e destaca impacto das contratações públicas
- 26 de setembro de 2024
- Posted by: fcbrant
- Category: Cursos e Palestras
Capacitação reuniu servidores em Foz do Iguaçu (PR) para discutir práticas e desafios do credenciamento
Por: Yasmin Mariana
Nos dias 16 e 17 de setembro, o Professor e CEO da 11E, Felipe Ansaloni, conduziu o masterclass”Credenciamento: Do Planejamento à Execução Contratual” em Foz do Iguaçu (PR), reunindo servidores públicos de diversos órgãos. O evento abordou as melhores práticas e desafios do credenciamento, um processo que vem ganhando força nas contratações públicas.
Sobre sua experiência, Ansaloni descreveu o evento como “espetacular”, elogiando a qualidade dos participantes. “O credenciamento tem ganhado cada vez mais força entre os órgãos públicos, e isso reflete na qualidade das perguntas. Tivemos uma turma de altíssimo nível”, afirmou. Ele também mencionou a participação de órgãos de referência, como o município de Foz do Iguaçu e o Detran. “Ter servidores experientes, que trabalham com esse tema há anos, é uma grande responsabilidade, mas todos saíram muito satisfeitos.”
O conteúdo do masterclass foi cuidadosamente estruturado, começando com conceitos básicos e abordando os erros mais comuns cometidos no dia a dia pelos servidores. “Examinamos jurisprudências, realizamos estudos de casos práticos e encerramos discutindo o futuro das contratações por meio dos marketplaces e do credenciamento”, explicou Ansaloni.
Um dos principais desafios discutidos foi a aplicação correta do credenciamento conforme a Lei 14.133/21, a Nova Lei de Licitações. “Ainda existem muitos erros conceituais sobre as hipóteses de credenciamento. Antes da nova lei, o credenciamento era completamente aberto e sem regulamentação. Agora, há premissas importantes que precisam ser respeitadas.”
Ansioni destacou o impacto transformador que o credenciamento pode ter na gestão pública. “O impacto é revolucionário. O credenciamento permitirá elevar a qualidade dos serviços públicos com celeridade e baixos investimentos, além de aumentar a competitividade entre as empresas. Quem souber usar essa ferramenta de maneira inovadora trará muitos benefícios para seu órgão e para a população.”
Ao final do masterclass, os feedbacks foram extremamente positivos, refletindo o sucesso da iniciativa. “As dúvidas foram técnicas e bem fundamentadas. Quem participou teve a oportunidade de estudar o que há de mais avançado sobre o credenciamento no país. Foi espetacular!”, concluiu Ansaloni.