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Uma das perguntas que os empresários mais fazem no início de ano é: “Como faço para vender mais?”. Que não existe fórmula mágica, todos sabemos. Mas é importante frisar que não existe uma estratégia perfeita que seja replicada para todos os negócios, como um padrão utilizável que garanta mais receita sem nenhum risco ou investimento.

Em vendas, cada negócio tem a sua particularidade e estratégias especificas para maximizar os resultados planejados. É preciso fazer uma boa análise do seu negócio, capacidade produtiva e planejamento para alcançar novos voos.

Apesar da pandemia e de todas as surpresas de 2020, como foi o balanço do ano? Como o seu negócio se posicionou durante a crise? Como se posicionará nesse ano? Perguntas necessárias de reflexão, observações e análise para empreender com resultados.

Planejamento para participar de Licitações

Como já abordamos por aqui, o mercado das compras públicas é um mercado altamente vantajoso, que movimenta bilhões de reais na economia, com aquisições dos mais diversos produtos e serviços.

Conforme relatório do Portal da Transparência, em 2020, o Governo Federal realizou 82.166 aquisições por meio de licitações, contratou o valor de R$ 33,31 bilhões de reais por meio de licitações, dispensa ou inexigibilidade. Um valor expressivo, que faz diferença na economia do país e que pode fazer diferença na sua empresa, se assim desejar, participar do mercado das compras públicas

É preciso ressaltar que nosso país possui 5.570 municípios e que todas as Prefeituras demandam produtos, serviços e contratam de acordo com a legislação, fazem licitações, que inclusive, poderá ter mudanças em breve.  O Projeto de Lei Nº 4253/2020 aprovado no Senado no dia 10 de dezembro, cria novas modalidades de contratação, com alterações significativas institui a Nova Lei de Licitações. Mas, calma, ainda falta sanção do Presidente e após aprovada terá um período de vacatio legis – um prazo de 2 anos de vacância da lei, que permitirá aos órgãos e empresários se estruturarem para as mudanças.

Atenção, enquanto não temos a nova lei de licitações, como popularmente tem sido chamada, é importante seguir a legislação atual e vender mais com esse mercado bilionário, que possui regras especificas e oportunidades de expansão para quem empreende.

 

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